Catarata pelo SUS 2024 – Como fazer na sua cidade e Requisitos

A catarata é uma doença oftalmológica que tem maior incidência em idosos, podendo levar à cegueira. Curiosamente, não existe tratamento medicamentoso para o problema, apenas a cirurgia é capaz de eliminá-lo.

Desde 2004, o SUS (Sistema Único de Saúde) realiza a cirurgia gratuitamente à população. Mas, afinal, como fazer a cirurgia de catarata pelo SUS? A seguir, indicamos como isso é possível. Confira!

Quem tem direito à cirurgia de catarata pelo SUS 2024?

Todas as pessoas que foram diagnosticadas com catarata podem fazer a cirurgia pelo SUS. Mas, é preciso ter um cadastro no Sistema Único de Saúde e uma solicitação de um médico capacitado, como o oftalmologista.

O processo para fazer a cirurgia de catarata no SUS é longo, mas relativamente simples de ser realizado. Abaixo, apresentamos todos os passos a serem seguidos para conseguir o procedimento gratuitamente:

1 – Procure uma USF

A USF é a Unidade de Saúde da Família, também conhecida como posto de saúde. Procure uma próxima de sua residência, faça um cadastro e cartão do SUS, e marque uma consulta com um médico clínico geral.

2 – Compareça à consulta médica

No dia agendado, compareça à USF para consulta com o clínico geral, que será o primeiro médico a analisar o caso. Se constatar a catarata, o profissional encaminha o paciente ao oftalmologista, que é o médico especialista em olhos.

O oftalmologista dará andamento ao atendimento fazendo um exame mais detalhado do paciente e estado da catarata. É importante sempre apresentar todos os sintomas que possui, para que o médico consiga fazer um diagnóstico mais preciso. Também indique seu interesse em fazer a cirurgia de catarata.

Se o oftalmologista constatar a doença, ele solicita exames (como os cardiológicos, de sangue, acuidade visual, pressão intraocular, entre outros), avalia os resultados e encaminha o paciente para a cirurgia.

3 – Agende a cirurgia

Com a recomendação e solicitação do oftalmologista, marque a cirurgia de catarata em um dos hospitais ou clínicas credenciadas no SUS. A partir disso, é preciso ter paciência, porque normalmente há uma longa fila de espera para realizar o procedimento.

Fila de Espera

O tempo de espera para realização da cirurgia no SUS costuma variar entre hospitais e cidades. De modo geral, há uma espera de meses a anos. Caso tenha urgência em realizar o procedimento, entre com uma ação judicial para acelerar o processo de liberação.

Hospitais que realizam a cirurgia de catarata

Normalmente, o SUS realiza a cirurgia em hospitais públicos e particulares conveniados. Para saber quais são liberados para realizar o procedimento, consulte a USF / posto de saúde em que recebeu atendimento médico.

  • REMÉDIO DE GRAÇA → Como usar o Farmácia Popular em 2024

A cirurgia envolve a utilização do laser, que faz incisões no olho, e da facoemulsificação, que remove a catarata. Em seguida, uma lente intraocular é implantada no olho, podendo ser monofocal não tórica, monofocal tórica, multifocal tórica, multifocal não tórica ou multifocal acomodativa.

Trata-se de uma cirurgia simples e totalmente segura, que comumente dura 20 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia. Para realização do procedimento, os médicos fazem uma sedação leve e não há necessidade de anestesia geral.

No pós-cirúrgico, o paciente não deve coçar os olhos, esfregá-los ou dormir sobre eles. Além disso, o médico recomenda o uso de um colírio específico, que é indicado depois da operação.

Cirurgia de catarata por plano de saúde

Boa parte dos planos de saúde atualmente cobrem a cirurgia de catarata, principalmente por esse não ser um procedimento com preço demasiadamente elevado.

Por isso, se tiver um plano de saúde, entre em contato com a operadora para verificar se o procedimento tem cobertura. Nestes casos, é possível evitar a extensa fila de espera do SUS.

Preço médio

Não pode esperar muito tempo para fazer a cirurgia e está disposto a pagar pelo procedimento? Então, saiba que os valores costumam variar em hospitais, estados e cidades.

De maneira geral, o preço inicial da cirurgia é de R$ 3 mil, em média. Neste total não estão incluídos os gastos com exames solicitados pelo médico, muito menos despesas extras com o hospital, portanto, é prudente reservar um valor extra para eventuais cobranças a mais.